Como escolher o ar-condicionado para sua casa ou empresa

Como escolher o ar-condicionado para sua casa ou empresa

junho 5, 2018 Off Por admin

Escolher corretamente o ar-condicionado que você vai instalar em sua residência ou empresa é fundamental para que tenha suas necessidades atendidas e não registre problemas com o nível de climatização do ambiente. Segundo Alex Chen, Gerente Comercial Nacional da Gree do Brasil – maior empresa fabricante do mundo de ar-condicionado e uma das maiores do País -, é necessário observar uma série de fatores no momento da compra do aparelho, desde o tamanho do ambiente, até o consumo de energia.

“Utilizar o ar-condicionado apenas para deixar o ambiente gelado pode acarretar um gasto de energia muito elevado, prejudicando o equipamento e causando desconforto. O uso ideal é a climatização dos ambientes, que permita uma temperatura equilibrada, e para isso é importante escolher o aparelho adequado a cada ambiente”, recomenda o Gerente Comercial Nacional da Gree.

Veja as recomendações do executivo da Gree quanto às principais dúvidas que os consumidores têm na hora de escolher um ar-condicionado:

1. Qual o aparelho adequado para o ambiente?

Para ambientes pequenos e com pouca movimentação de pessoas ao longo do dia, como quartos ou banheiros, é aconselhável o uso dos modelos split, que possuem geração de volume menor de ruídos, uma vez que sua unidade evaporadora, que é a parte compacta e silenciosa, fica na área interna do ambiente, enquanto a parte geradora de ruídos é instalada na parede externa da edificação. Para ambientes maiores e com maior concentração de pessoas, recomenda-se o uso de aparelhos com maior eficiência e rapidez, de modo a garantir um equilíbrio melhor da temperatura.

2. Qual o tamanho adequado de aparelho que eu devo comprar?

O aparelho deve ser escolhido de acordo com o tamanho do ambiente, considerando o nível de BTUs. Quanto mais BTUs possuir um ar-condicionado, maior será sua potência de refrigeração. Por isso, é importante definir a capacidade adequada do ar-condicionado para que o ambiente não fique nem frio demais, nem deixe de suprir as necessidades. Para calcular os BTUs, você pode entrar no website da Gree: https://www.gree.com.br/btus

3. Como automatizar a operação do ar-condicionado dentro de casa, para obter a melhor climatização?

Os aparelhos Gree possuem tecnologia que possibilitam programar seu funcionamento para variados tipos de ambientes, de acordo com cada temperatura e hora de funcionamento.

Por exemplo, se o usuário chega a sua casa às 19h00, o aparelho pode ser programado para ligar 10 minutos antes, na temperatura desejada. Isto sem dúvida vai dar mais conforto, sem ter que se preocupar com o calor ou o frio.

Na hora de dormir, o aparelho Eco Garden Gree, por exemplo, possui a função “curva do sono”, por meio da qual o aparelho adapta a temperatura do aparelho à temperatura do corpo e do ambiente. Como a temperatura do corpo humano cai durante o sono, o ar-condicionado da Gree faz seu trabalho, aumentando gradativamente a temperatura e ajustando-se à temperatura do corpo humano, de forma a garantir o equilíbrio e o bem-estar e evitar que a pessoa, ao acordar, sofra um impacto térmico.

4. Nos ambientes costeiros, que cuidados o usuário deve ter com aparelho de ar-condicionado? Há modelos mais adequados para essas áreas?

Em áreas de litoral, a incidência de sais da maresia é maior; sabe-se que esses sais oxidam e corroem com maior facilidade algumas estruturas. Portanto, em ambientes assim, recomendamos manutenções preventivas de acordo com o padrão estabelecido no manual do produto e de garantia.

Os aparelhos de ar-condicionado Gree são os mais procurados em regiões com alta maresia, pois possuem serpentina e tubos de cobre, com a maior espessura do mercado, variando de 0,7mm a 0.9mm, além de possuir as tecnologias blue layer e gold layer, que dão proteção extra nas aletas da serpentina, aumentando a durabilidade do aparelho.

5. Onde devo instalar o aparelho?

Nos casos de uma residência que ainda não foi construída, o projeto da edificação deve identificar o melhor local para a instalação do aparelho, de modo a não interferir em outros sistemas. Nesse caso, devem ser elaborados sistemas elétricos e de filtragem de ar adequados, de acordo com as necessidades de cada ambiente e conforme a demanda de pessoas no recinto. Prédios, de forma geral, já costumam apresentar esse espaço, enquanto em lojas e outros estabelecimentos é preciso adaptar o local para receber o aparelho.

6. Quais outras características é preciso observar na hora de comprar o aparelho?

É importante avaliar quesitos como o nível de consumo de energia, pois hoje há aparelhos econômicos que reduzem o consumo de energia em até 60%. Além disso, é importante avaliar se você quer um aparelho Quente e Frio. A vantagem destes equipamentos é que eles podem ser utilizados inclusive no inverno, para manter a temperatura em nível agradável, inclusive podendo aquecer rapidamente o ambiente.

Os aparelhos inverter possuem uma rotação do compressor moderada, conforme a necessidade do ambiente, e evitam que o compressor ligue novamente, com picos de energia, por isso, garantem uma economia eficaz de energia.

 

A Gree Electric Appliances é a maior empresa de ar-condicionado do mundo, destacando-se em pesquisa e desenvolvimento de produtos, vendas e serviços. Foi incluída, em 2017, na lista das “2.000 maiores empresas do mundo” da revista Forbes, posicionando-se em 364° lugar no ranking geral e em 1º lugar na indústria global de condicionadores de ar.