Pintura em Drywall: produtos que auxiliam na hora de pintar o material

O Drywall é um sistema de construção de paredes e forros que por fora, parece uma alvenaria e por dentro, combina estruturas de aço galvanizado com chapas de gesso que proporcionam estabilização de temperatura ambiente, isolamento acústico e praticidade na hora de fazer alguma reforma. Para quem possui este tipo de material na construção de casa e deseja pintá-lo, o coordenador de desenvolvimento de produto da Pincéis Atlas, empresa líder no Brasil em pincéis, rolos e acessórios para pintura, Rafael Loose, preparou um guia com dicas que devem ser seguidas na hora de fazer a mudança de cor.
1° Passo – Avaliar a superfície da parede
De acordo com Rafael, é necessário verificar a presença de falhas, saliências e rebaixamento nos pontos das cabeças dos parafusos. “Caso haja algum defeito, é preciso corrigi-lo antes de começar a pintura”, afirma.
2° Passo – Preparação da superfície que irá ser pintada
As placas de drywall são niveladas e lisas, mas é comum apresentar diferenciação de cores e texturas entre as superfícies do cartão e da massa nas regiões das juntas entre as chapas e as cabeças dos parafusos. Para corrigir esse defeito, o especialista da Pincéis Atlas garante que é simples, basta fazer uso da massa corrida.
Para esta tarefa, o técnico indica o lançamento da Pincéis Atlas, a Massa Leve. Especial para tapar buracos e rachaduras em paredes internas e externas, o produto que é feito à base d’água, sem solventes e sem cheiro, é de fácil aplicação, além de não manchar e não encolher.
3° Passo – Lixar
Após a massa secar, é necessário lixar as áreas que receberam o produto para eliminar possíveis rebarbas e irregularidades.
Rafael indica a lixa para acabamentos finos em massa, da Pincéis Atlas.
4° Passo – A hora da pintura
Nesta etapa alguns cuidados devem ser tomados, como utilizar tintas específicas para aplicação em drywall e usar as trinchas certas, mais conhecidas como pincéis, que facilitarão o procedimento. Rafael dá dicas de vários modelos que a Pincéis Atlas possui:
Trincha dupla: Possui o dobro de cerdas da trincha média e é indicada para áreas maiores e a aplicação vai de acordo com a cerda.
Trincha com cerdas escuras: É ideal para pintura com tintas óleo e esmalte. Possui cerdas finas, porém mais robusta e durável.
Trincha com cerdas grisalhas: Esse tipo de trincha é indicada para o uso de tintas látex e acrílica. “Vale muito a pena em relação a preço/qualidade”, afirma Rafael.
Trincha com cerdas brancas: Mais fina e suave, possui melhor acabamento com tintas à base de solventes.
Outros Produtos
Para facilitar ainda mais o trabalho, Rafael indica outros produtos que podem ser muito úteis na hora de pintar as paredes.
A máscara de feltro e sem válvula é ideal para proteção respiratória contra poeiras e névoas.
A espátula de aço cromado e cabo plástico reforçado é a opção ideal para gesso drywall e massa corrida.
A Pincéis Atlas possui um rolo especialmente para pinturas em drywall e que é muito utilizado para paredes que precisam de um fino acabamento.